Pular para o conteúdo principal

Pantanal Rio Verde News

Produtores rurais tem até dia 30 para paga ITR 2026

Por redacao • setembro 21, 2026

Prazo entra na reta final e declaração deste ano traz mudança importante na forma de envio para propriedades acima de 100 hectares; atraso pode gerar multa e produtor também deve ficar atento ao valor declarado da terra O produtor rural que ainda não entregou a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR) 2026 precisa ficar atento ao calendário.

O prazo termina às 23h59min59s de 30 de setembro, no horário de Brasília, e a reta final exige atenção não apenas à data, mas também às mudanças introduzidas pela Receita Federal neste ano. A principal novidade está justamente na forma de fazer a declaração.

Pessoas jurídicas e pessoas físicas proprietárias de imóveis rurais com área superior a 100 hectares devem utilizar o serviço digital Minhas Declarações do ITR. Já as pessoas físicas com propriedades de até 100 hectares ainda podem optar pelo Programa ITR 2026.

Na prática, a mudança amplia a digitalização do imposto e concentra informações dos imóveis rurais em um mesmo ambiente, tornando ainda mais importante conferir previamente os dados cadastrais e as informações utilizadas no cálculo.

Quem precisa entregar o ITR 2026?

De forma geral, estão obrigadas a apresentar a DITR as pessoas físicas ou jurídicas que sejam proprietárias, titulares do domínio útil ou possuidoras de imóvel rural, ressalvadas as hipóteses de imunidade ou isenção previstas na legislação.

RuralNews

redacao

8219

Articles

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Brasil

Região Norte Ms

Internacional

Sign Up for Our Newsletter

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!

Email :

Contact: 

Pantanal Rio Verde News @2026. All Rights Reserved.